Saúde integral: descubra porque você também precisa

Tema já bastante abordado pela psicologia, a saúde integral enfatiza que a divisão clássica entre corpo e mente não existe, e que para gozar de uma saúde verdadeira é preciso contemplar não só a saúde do corpo, como também a psicológica, tantas vezes deixada de lado por ser considerada menos importante. Entretanto hoje é público e notório que é impossível ter um corpo saudável sem uma mente sã e equilibrada, e vice-versa. Os fatores físicos e emocionais se correlacionam de forma direta e por isso a saúde integral passa pela perfeita integração e harmonia entre todos os focos e dimensões do ser humano.

O conceito de saúde integral tem sido muito defendido por profissionais não só da psicologia, mas também da própria medicina, que têm realizado inúmeras pesquisas comprovando os efeitos que o corpo humano sofre em função de um psiquismo em desequilíbrio.

Não é difícil entendermos como essa relação é estreita. Um exemplo: quantas vezes nosso corpo já não entrou em estado de ansiedade generalizada – taquicardia, suor, cólicas intestinais, boca seca, etc. – por causa de uma notícia ruim, um evento negativo, um trauma ou um simples pensamento ou lembrança? Isso acontece porque nosso corpo é uma combinação de diversas substâncias que reagem bioquimicamente cada vez que uma mensagem é enviada pelo cérebro, mas que começa em nossa psique. Da mesma forma, de acordo com nosso estado psicológico no dia a dia, nosso corpo reagirá de uma forma ou de outra, respondendo a esses estímulos com diversas sensações ruins ou prazerosas.

Como já falamos em posts anteriores, o conceito atual de saúde pela OMS (Organização Mundial de Saúde) envolve o bem estar físico, psicológico e social da pessoa, não podendo ser considerada apenas a ausência de doenças. Isso nos obriga a fazer uma avaliação mais ampla se quisermos ter uma noção de como anda nossa saúde. Os benefícios do cuidado e da atenção a estes 3 aspectos – físico, psicológico e social – são inúmeros e contribuem para uma vida mais plena e satisfatória.

QUE PERGUNTAS DEVEMOS NOS FAZER

Os médicos e psicólogos, ao analisar pacientes, definiram pontos decisivos que interferem de forma positiva ou negativa em nossa saúde e algumas destas perguntas podemos nós mesmos nos fazer:

Saúde Física

Tenho sentido dores? Me exercito regularmente? Me sinto bem fisicamente? Durmo e me alimento bem? Como andam meus exames médicos? Tenho algum problema físico? O que posso fazer para melhorar minha condição física?

Saúde Psicológica (Mental e Emocional)

Como é meu humor? Como me sinto a maior parte do dia (triste, ansioso (a), feliz, etc.)? Minhas emoções são positivas ou negativas na maior parte do dia? Como elas interferem em minha vida? Como são meus pensamentos a maior parte do dia? Como lido com os acontecimentos de minha vida? Costumo pensar mais sobre coisas do passado, do futuro ou do presente? Eles interferem positiva ou negativamente em minha vida?

Saúde Social

Qual a qualidade de meus relacionamentos? Quantos relacionamentos significativos eu possuo? Costumo me relacionar bem com minha família? Como posso me relacionar melhor com as pessoas? Compreendo e sou compreendido? Sei compartilhar?

Estes são apenas alguns dos pontos-chave que contribuem para a qualidade integral da nossa saúde. Certamente existem outros e a melhor maneira de se aprofundar é consultando um profissional.

POR QUE VOCÊ PRECISA ESTAR INTEGRALMENTE SAUDÁVEL

Buscar um equilíbrio entre corpo e mente traz inúmeros benefícios para o indivíduo. Restabelece algo que naturalmente se constituiu unido. O mais notável é a menor incidência de doenças psicossomáticas, ou seja, doenças relacionadas a pensamentos, sentimentos e emoções que interferem no corpo físico. Porém, um corpo devidamente cuidado através da alimentação, exercícios e descanso, através da liberação de substâncias como dopamina, serotonina e endorfina, também interfere positivamente no sistema psicológico e emocional do indivíduo.

A saúde integral proporciona uma vida mais plena, mais longeva e um aumento significativo da sua qualidade nos três níveis, o que dá ao indivíduo muito mais ferramentas para lidar com o dia a dia de forma mais positiva.

Para concluir é importante deixar claro que todos nós precisamos de atenção constante com a nossa saúde, seja ela física, psicológica ou social, pois este é um processo que nunca termina e está sempre precisando de ajustes. Somos a resposta a fatores externos e internos e, como não somos uma máquina, mas um organismo que passa por transformações permanentes, devemos estar atentos ao que acontece dentro e fora de nós. A partir de nós.

Saiba mais sobre medicina integral em nosso blog.

Compartilhar:

Veja Também