5 dicas para uma vida mais saudável
Nos dias de hoje, ter uma vida saudável tem sido cada vez mais valorizado e almejado. Mas nem sempre é uma tarefa fácil manter a sua saúde em dia em meio a rotina e as tarefas do dia-a-dia. Mas ao contrário do que se pensa muitas vezes, adotar hábitos simples podem ajudar a tornar sua vida mais saudável de maneira mais fácil.
Quando se pensa em saúde, ainda atrela-se muito à prática regular de atividades físicas, uma alimentação rígida e restritiva e, naturalmente, um grau de esforço maior para se manter saudável. No entanto, hábitos mais simples, que exigem menos esforço, podem ser igualmente importantes no processo de ter uma vida mais saudável.
Foi pensando nisso que preparamos essa lista para você, com 5 dicas para você ter uma vida mais saudável. Confira a seguir maneiras simples que você pode aderir no seu dia-a-dia de recolocar sua saúde em dia sem precisar se preocupar ou se esforçar tanto.
1. Cuidado com a alimentação
Uma das frases mais comuns no que diz respeito a cuidar da saúde é o clássico “você é aquilo que você come” – essa máxima popular é uma verdade e corrobora para a primeira dica da nossa lista. Estar atento a sua alimentação é um ótimo primeiro passo para se manter saudável, tendo uma vida com menos preocupações e mais equilíbrio. Mais do que aos alimentos, atente-se à quantidade e frequência em que eles são ingeridos.
A alimentação influencia diretamente em vários outros setores da vida, como a qualidade do seu sono, seu humor, seu nível de disposição e sua energia para executar as tarefas que fazem parte da sua rotina diária. Por isso, manter uma dieta saudável, variada com todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, é sempre uma solução eficiente para melhorar a sua saúde como um todo.
2. Estar atento aos sinais do seu corpo
O adoecimento é o sinal mais claro que o seu corpo pode dar de que algo está errado. Mas antes de chegar nesse extremo, há outros sinais que o precedem e devem sempre ser olhados com atenção. Quadros sintomáticos, reações incomuns e sensações que precedem uma enfermidade são alguns dos sinais que seu corpo te envia dizendo que há algo em desequilíbrio dentro do seu organismo.
É importante estar atento a esses sinais justamente porque eles antecipam um quadro possivelmente mais grave. Portanto, perceber os sinais e agir de forma rápida para recuperar sua imunidade e evitar este agravamento é, também, cuidar da sua própria saúde. Ouvir o que seu organismo tem a dizer através do seu organismo é o melhor caminho para entender os processos que acontecem internamente com a sua saúde.
3. Estar cercado de boas energias
Embora muitas vezes seja um aspecto esquecido ou até mesmo desconhecido por alguns, estar perto de boas energias sempre ajuda a ter uma vida mais saudável, principalmente do ponto de vista mental. Quando você está próximo e em constante contato com pessoas que você gosta, vivendo experiências positivas e compartilhando bons momentos, você se sentirá mais satisfeito consigo mesmo e com sua vida – sensações que fisiologicamente ajudam seu corpo a funcionar melhor.
A serotonina, por exemplo, principal neurotransmissor relacionado a sentimentos como satisfação e bem-estar, age regulando aspectos práticos da sua vida, como o sono, o humor, a libido, a ansiedade, o apetite e até mesmo a temperatura corporal e o ritmo cardíaco. Ou seja, a sensação confortável de estar próximo de pessoas que você gosta pode trazer benefícios diretos ao funcionamento do seu organismo.
4. Cuide bem da sua saúde mental
Quando se fala em saúde, o primeiro pensamento sempre remete à saúde física, mas tão importante quanto ela é a saúde mental. Por isso, a nossa 4ª dica é para cuidar bem da sua saúde mental – e isso inclui muitos fatores. Nesse sentido, toda ação pode ser benéfica, desde atitudes simples, como evitar estresses mais significativos durante sua rotina diária, até medidas mais rígidas como procurar ajuda profissional caso sinta a necessidade.
Estar sempre atento a sua saúde mental é fundamental para entender até que ponto as tarefas do dia-a-dia podem ser cumpridas sem cobrar um preço na sua saúde. Reconhecer e definir esses limites é importante para evitar situações de alto estresse que podem deteriorar o estado da sua saúde mental, criando um trabalho importante de autocuidado. Em casos mais severos, em que há uma sensação de incapacidade de resolver os problemas desta ordem, a ajuda profissional é sempre o melhor caminho para lidar com esses conflitos.
5. Praticar exercícios físicos regularmente
Outro ponto fundamental para cuidar da sua saúde é a prática regular de exercícios físicos. Uma das formas mais conhecidas de melhorar a saúde é se manter em atividade física, uma atividade que ajuda na melhora física e mental do organismo, uma vez que libera sensações positivas e ajuda a reduzir níveis de sensações ruins, como estresse e ansiedade.
Fisicamente, a prática de exercícios ajuda no funcionamento do seu corpo. Ela reduz a pressão arterial, melhora as estruturas ósseas e musculares, ajuda o sistema imunológico a trabalhar na prevenção de doenças e melhora o sistema cardiorrespiratório. Ou seja, realizar atividades físicas é uma ótima forma de cuidar da sua saúde de uma maneira completa e preventiva.
Conheça a Medicina BioFAO
Procurar um médico é uma tarefa que não deve estar atrelada a uma piora da saúde ou de um quadro enfermo. Na Medicina BioFAO, o médico te acompanha na sua jornada de cura e te guia em todos os momentos, oferecendo um tratamento que vai muito além das consultas de rotina e dos sintomas apresentados por enfermidade.
Se você procura por um médico que vai cuidar da sua saúde de forma integral, se preocupando com a sua história, sua rotina, seu estilo de vida e a forma como você enxerga o mundo, a metodologia BioFAO é para você. Com um acompanhamento completo, individual e personalizado, na BioFAO você vai encontrar acolhimento e um tratamento que te coloca no centro da sua jornada. Para encontrar o médico mais próximo de você, basta clicar aqui.