6 livros para potencializar a saúde dos pacientes
Parte do trabalho de um médico é estar atento à saúde do seu paciente para além de seus sintomas. Em uma visão da medicina moderna, com cuidado centrado no paciente, o papel do profissional é oferecer formas e caminhos para cuidar da saúde do seu paciente antes mesmo dele demonstrar qualquer enfermidade ou mesmo sintomas físicos.
Pensando nisso, separamos uma lista com 6 livros para potencializar a saúde de seus pacientes. Com as leituras recomendadas a seguir, você vai ter uma reflexão tanto sobre seu papel de condutor da saúde do seu paciente, quanto de que forma você pode impactar oferecendo novas formas e visões de como ele pode melhorar seu bem-estar com atitudes em seu dia a dia.
Confira a lista a seguir:
1. “Uma Arte de Cuidar – Estilo Alexandrino”, de Jean-Yves Leloup
Sinopse:
Qual é a melhor forma de cuidar e se cuidar? Saber disto é fundamental para se trabalhar a reconstrução do projeto humano e neste livro, Leloup auxilia o leitor, unindo ciência e filosofia contemporânea ao estilo alexandrino, que representa a prática de um novo olhar, uma nova escuta, através do exercício de um cuidado integral.
2. “A Biologia da Crença: ciência e espiritualidade na mesma sintonia – o poder da consciência sobre a matéria e os milagres”, de Bruce H. Linpton
Sinopse:
Este livro vai mudar sua vida: novas e surpreendentes descobertas científicas demonstram que as células do corpo são influenciadas pelo nosso pensamento e ajudam a comprovar a reencarnação. O cientista Bruce Lipton, renomado biólogo norte-americano, descreve as reações químicas do processo celular e comprova cientificamente suas descobertas que revolucionaram a Biologia. Best-seller nos Estados Unidos, “A Biologia da Crença” é um livro ilustrado, escrito em linguagem simples e direta, repleto de exemplos que demonstram, na prática, como a Nova Biologia está mudando o modo de pensar de milhares de pessoas em todo mundo.
3. “O Médico Quântico”, de Amit Goswami
Sinopse:
Para o renomado físico quântico Amit Goswami, a medicina é um campo propício para a aplicação da nova ciência baseada na primado da consciência. No âmago de toda doença e de toda cura está a consciência, diz ele. Esse livro oferece aos médicos e pacientes um modelo totalmente novo de aplicação da medicina, com maior probabilidade de cura.
Goswami o chama de Medicina Integral e diz que “esse é um enfoque totalmente novo, que pode ser a base legítima para uma mudança de paradigma na medicina”.
4. “A Roda da Vida. Memórias do Viver e do Morrer.”, de Elisabeth Kübler-Ross
Sinopse:
Uma médica visionária, ajudou a mudar a forma como o mundo enxerga a morte através de seus livros e vários anos de trabalho dedicado a crianças, pacientes com aids e idosos com quadros terminais. Neste relato emocionante, conta a história da sua vida e se aprofunda sobre sua verdade final: a não existência da morte. Elisabeth Kübler-Ross foi uma médica à frente de seu tempo, responsável por mudar a forma como o mundo enxergava a morte. Através de seus vários livros e muitos anos de trabalho dedicados a crianças, pacientes com aids e idosos com doenças terminais, ela trouxe consolo e compreensão para milhões de pessoas que tentavam lidar com a própria morte ou com a de entes queridos. Sua biografia conta como ela desafiou o senso comum ao debater e expor a morte em uma tentativa de tirar o medo a respeito do grande mistério da vida.
5. “Amor, Medicina e Milagres”, de Bernie S. Siegel
Sinopse:
Doenças graves como câncer, as cardiopatias, as escleroses múltiplas e a Aids carregam uma aura de fatalismo que, muitas vezes, impede a definição de uma forma de tratamento adequada. Como contar ao doente que ele sofre de determinado mal? Cabe ao médico se comportar como autoridade máxima e fazer todas as escolhas do paciente? E os prognósticos? Positivos ou negativos, devem ser comunicados ao doente mesmo sendo falíveis? Em “Amor, medicina e milagres”, Dr. Bernie S. Siegel procura responder a todas essas perguntas partindo de seu exaustivo trabalho com pessoas portadoras de doenças graves ou fatais. Numa crítica ao distanciamento entre médico e paciente e à frieza de muitas das mais modernas e sofisticadas técnicas de tratamento, Dr. Siegel propõe um caminho para a cura no qual o amor – pela vida e por si mesmo –, a coragem e a autoconsciência operam verdadeiros milagres no tratamento de doentes especiais. A parceria fraterna entre médico e paciente torna possível a ambos uma exploração mais intensa dos aspectos biológicos e mentais capazes de diminuir a rejeição a determinados tratamentos, amenizar sintomas e promover a cura, mesmo em casos graves. Polêmico e inspirador, este é um livro que rebate noções consagradas pelo tempo e mostra como o afeto e a energia espiritual são capazes de superar males para os quais a ciência ainda não oferece expectativas otimistas.
6. “BioFAO: uma medicina para um novo tempo”, de Míria de Amorim
Sinopse:
A fragmentação do mundo moderno nasceu de uma profunda exclusão dos eixos sutis da existência, ignorados no âmbito do modelo biomédico atual. Este livro inaugura uma visão pós-moderna da medicina, descrevendo uma construção epistemológica baseada num mosaico de saberes, que religa as antigas tradições ao pensamento sistêmico contemporâneo, resultando no estado da arte do BioFAO. Esta metodologia resgata, para a área da saúde, uma visão integrativa, que contempla todos os eixos dinâmicos, necessários para que ocorra a auto-organização sistêmica, fundamental para os processos de biorregulação.
Você pode adquirir o livro “BioFAO: uma medicina para um novo tempo” na Loja do Instituto BioFAO e conhecer mais sobre a Medicina BioFAO, uma metodologia que aborda a medicina com uma visão daquilo que se propõe ser o futuro da prática médica.
A importância de cuidar da saúde e do bem-estar Um bom médico é aquele que cuida do seu paciente de forma integral, se preocupando com a sua saúde de maneira integral, muito além dos sintomas ou do que os medicamentos alopáticos oferecem. Mas pensar no cuidado da saúde do paciente é pensar, também e primeiro, na sua própria saúde enquanto médico. Estar bem física e mentalmente é indispensável para estar apto a cumprir sua missão de cuidado enquanto médico. Por isso, as dicas de leitura acima servem para potencializar o bem-estar e saúde dos seus pacientes, mas também do médico, que precisa estar em sintonia consigo mesmo para que possa oferecer o melhor aos seus pacientes todos os dias.