7 dicas para melhorar o equilíbrio emocional

As causas de desequilíbrio emocional são muitas e podem estar presente na rotina de qualquer pessoa, por vezes de maneiras que não são possíveis de serem controladas. Por isso, um dos grandes desafios de superar esses estados de desequilíbrio é encontrar a consciência e a coragem para saber por onde começar a buscar soluções e, sempre que preciso, ajuda profissional para superar as adversidades.

Nesse sentido, cabe destacar que a consciência é uma importante ferramenta da mudança de percurso da vida, uma vez que ela implica em desenvolver um comando e uma gestão que parte do próprio indivíduo, o que permite identificar as causas do desequilíbrio emocional. Por outro lado, a coragem permite tomar a atitude de iniciar o processo de mudança, que vem após a decisão que foi impulsionada pela consciência.

Desta forma, é fácil perceber os sintomas do desequilíbrio emocional antes mesmo deles virarem algo concreto como uma enfermidade ou até mesmo uma doença mais grave. É pensando nisso que separamos essa lista com 7 dicas para equilíbrio emocional.

1. Estar em contato com a natureza

Estar em contato com a natureza é fundamental para recarregar as energias e uma ótima forma de como ter equilíbrio emocional. A prática é tão comum que desde 1982 os japoneses reconhecem caminhadas na floresta (chamadas de “banho de floresta”, o “Shinrin-Yoku”) como uma prática terapêutica. Caminhar em uma relva com sereno ao amanhecer e respirar o ar puro da mata é uma ótima forma de restaurar os pensamentos e energias – sendo um poderoso remédio para o desequilíbrio emocional.

2. Ouvir músicas alegres e motivantes

Ouvir música pode ser uma das atividades mais relaxantes do seu dia, também podendo ser capaz de ajudar no equilíbrio emocional. Por isso, o recomendado é priorizar músicas que possam aumentar sua alegria e sua motivação, trazendo sentimentos bons à sua rotina. Na Idade Média, por exemplo, a medicina dos mosteiros unia cuidados com a música, que funcionava como um verdadeiro remédio para o desequilíbrio emocional.

3. Tomar banhos relaxantes

Outra atividade simples que pode ajudar a restabelecer o equilíbrio emocional é um banho relaxante. O segredo está no poder de mentalizar a água como um elemento capaz de levar embora todos os problemas que estavam entre as causas do desequilíbrio emocional.

4. Se manter hidratado

O corpo humano é 70% composto por água, que é uma verdadeira fonte de vida dentro do organismo. A água é necessária para nutrir, lubrificar e flexibilizar o ser humano e limpar suas emoções. Por isso, estar sempre hidratado é fundamental para se manter nesse estado de equilíbrio emocional.

5. Manter a beleza à vista

Nutrir os olhos e a mente com imagens e paisagens bonitas, que remetem a sensações positivas como paz e tranquilidade são mais uma atitude simples do dia- a-dia que pode ajudar a evitar o desequilíbrio emocional. Observar imagens de viagens antigas ou até mesmo de locais próximos ou da internet fazem bem e ajudam a nutrir-se de energias positivas.

6. Buscar uma medicina com foco na saúde integrada

A medicina integrativa não é aquela que prescreve um medicamento ou que se atenta tão somente aos sintomas do paciente. Pelo contrário, na medicina integrativa, médico e paciente são parceiros na construção da saúde e bem estar do paciente. Uma abordagem desse tipo vai atuar diretamente na causa dos desequilíbrios emocionais e inspirar modos de vida focados em manter o equilíbrio
emocional e a auto-organização.

7. Conhecer a Medicina BioFAO

A Medicina BioFAO oferece um tratamento integral da saúde do paciente, com foco em alinhar os seus cuidados médicos à sua rotina pessoal, bem como acompanhá-lo para que ele também esteja atento ao seu equilíbrio emocional durante o seu dia-a-dia. Assim, o paciente cuida da sua saúde para além dos sintomas e independente de uma enfermidade.

Na verdade, com a atuação da Medicina BioFAO, o paciente cuida da sua saúde para que não precise cuidar de doenças. Atualmente, são mais de 200 médicos no Brasil formados e atuando com BioFAO. Encontre o mais próximo de você clicando aqui.

Compartilhar:

Veja Também