A complexidade do mundo moderno contribui para doenças multifatoriais e exige abordagem multidisciplinar em busca da cura
A complexidade do mundo moderno tem contribuído significativamente para o aumento de doenças complexas e multifatoriais. Estas condições frequentemente desafiam a medicina convencional, que muitas vezes se mostra insuficiente para oferecer soluções definitivas. A vida contemporânea, marcada por estresse constante, dietas inadequadas, uma rotina de sono deficiente, poluição e sedentarismo, cria um terreno fértil para o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e transtornos mentais. Esses problemas de saúde raramente têm uma única causa e, portanto, requerem abordagens multidisciplinares para um tratamento eficaz.
Pacientes desesperados por alívio frequentemente se encontram no meio de um labirinto de consultas com diversos profissionais de saúde, cada um abordando a doença a partir de sua especialidade. Muitas vezes, o resultado é a adoção de tratamentos fragmentados, que não conseguem agir na raiz do problema. Esse ciclo de consultas e tratamentos pode ser frustrante e exaustivo para os pacientes, que muitas vezes sentem que suas necessidades não são plenamente compreendidas ou atendidas.
Na maioria dos casos, uma abordagem integrativa da medicina, que combina práticas convencionais com terapias complementares, pode oferecer a solução para a cura efetiva das doenças. Segundo a Dra. Míria, entender o paciente como um todo, considerando seus aspectos físicos, emocionais e sociais, é fundamental para o sucesso do tratamento.
O Instituto BioFAO desenvolveu um guia sobre cuidados permanentes para seus pacientes, que está disponível para o público em geral. Acesse https://institutobiofao.org.br/cuidados-permanentes/ e faça o download do material.