As 5 vantagens da Medicina Integrativa

A Medicina é uma prática que existe há pelo menos 2 milênios e desde então vem se modificando constantemente junto com o mundo e as sociedades nas quais ela esteve inserida ao longo do tempo. Por isso, acreditar que a Medicina praticada hoje se iguala àquela praticada há algumas décadas pode ser uma suposição imprecisa, uma vez que os tempos mudaram, a ciência avançou e o mundo em que vivemos também se modificou.

Nos dias de hoje, os pacientes se mostram cada vez mais instruídos e bem informados sobre a medicina, um avanço que só foi possível graças ao avanço tecnológico e informacional das últimas décadas. Portanto, o paciente que chega procurando por um médico hoje tem um nível de exigência muito maior do que o que se via há alguns anos. Dessa forma, os médicos precisam estar em constante contato com os avanços e em busca de melhorar cada vez mais a sua prática clínica para estar à altura do que a demanda pelo seu trabalho lhe pede.

É por isso que a prática clássica da Medicina, onde o médico apenas cumpre um papel de tratar sintomas e enfermidades, tem ficado cada vez mais distante. Hoje, os pacientes buscam por um profissional que vai cuidar da sua saúde de uma forma completa, lhe oferecendo atenção e cuidados necessários e personalizados. Nesse sentido, a Medicina Integrativa se coloca como uma alternativa cada vez mais forte e eficiente para responder às demandas dos pacientes. É pensando nisso que elaboramos uma lista com 5 diferenciais da Medicina Integrativa para que você, médico, possa entender como essa prática pode fazer a diferença na sua atuação profissional.

1. O paciente está no centro do seu tratamento

Um dos maiores diferenciais da Medicina Integrativa é a forma que o paciente é colocado no centro do seu tratamento, sendo o principal foco do médico que vai orientá-lo e guiá-lo através do seu processo de cura. Ao contrário do que a Medicina clássica sugere, em uma abordagem integrativa o paciente não é apenas um fator em meio ao seu tratamento, mas é o ponto mais importante dele. Na Medicina Integrativa, o paciente é sempre protagonista do seu processo de cura com o auxílio do profissional médico, que o orienta e o auxilia nesta jornada.

2. A cura é uma construção colaborativa

Outro ponto importante da Medicina Integrativa é a natureza colaborativa do processo de cura. Embora o paciente esteja no centro dessa jornada, como citado no tópico anterior, o médico também é um agente importante e eles irão caminhar lado a lado em uma jornada que vai buscar despertar o que há de melhor no paciente para que ele consiga se reequilibrar e restabelecer a sua saúde de maneira integral. Portanto, o processo da cura virá a partir de uma construção que será feita tanto pelo paciente, quanto pelo médico.

3. Compromisso com o autoconhecimento

Um diferencial significativo da Medicina Integrativa é o seu compromisso em promover o autoconhecimento do paciente. Se diferenciando da medicina clássica, nesta abordagem é papel do médico oferecer ferramentas e propor caminhos para que seu paciente possa ser capaz de se auto descobrir, conhecer melhor a si mesmo e ser capaz de encontrar seu próprio caminho na sua jornada para a cura. Esse descobrimento permite uma conexão entre médico e paciente que só a medicina integrativa pode promover.

4. Abordagem multidisciplinar da saúde

A abordagem multidisciplinar no que diz respeito à saúde é um dos grandes diferenciais da Medicina Integrativa, uma vez que ela valoriza esse diálogo e essa interdisciplinaridade entre as várias áreas do conhecimento. Por isso, em uma abordagem da medicina integrativa, médicos de diversas especialidades e profissionais da saúde de diferentes áreas são parte do tratamento e tem voz ativa na jornada de cura do paciente. Com a Medicina Integrativa, o médico pode e deve dialogar com outras áreas da saúde assim como tem a possibilidade de ofertar ao paciente um cuidado mais amplo com sua saúde.

5. Possibilidades de novos tratamentos e metodologias

Por último, mas não menos importante, um dos maiores diferenciais da Medicina Integrativa é a possibilidade de novos tratamentos e metodologias. Como um dos princípios básicos desta abordagem é estar sempre aberto a novos conhecimentos científicos, novas possibilidades são sempre bem-vindas e valorizadas. E entre essas possibilidades, a Medicina BioFAO se apresenta como uma das alternativas mais seguras e eficazes, com mais de 40 anos de pesquisas e medicamento próprio aprovado pela Anvisa.

Como aprender mais sobre a Medicina BiOFAO?

Além das mais de 4 décadas de pesquisa, a Medicina BioFAO também conta com um amplo leque de médicos habilitados na metodologia, hoje são mais de 500 espalhados por todo o Brasil. São profissionais que possuem formação e conhecimentos sobre a metodologia e podem atender dentro dos padrões definidos pela BioFAO.

Para conhecer mais sobre a Metodologia BioFAO, você pode se inscrever para participar da nossa Jornada da Bioquímica para a Biofísica, um evento online gratuito que acontecerá nos próximos dias 7 e 8 de agosto, a partir das 20h30m. Na Jornada, você entenderá como funciona a Medicina BioFAO e conhecerá uma alternativa segura e eficaz, com menos alopatia, para tratar seus pacientes.

Compartilhar:

Veja Também