Os 5 pilares da saúde integral

Ter uma saúde integral é uma preocupação cada vez mais real e recorrente de todo paciente que busca ajuda médica nos dias de hoje. Com a evolução da medicina e dos conhecimentos técnicos, a saúde caminha para um lugar cada vez mais multidisciplinar, integrado e conectado. Se preocupar apenas com sintomas não é mais suficiente nos dias de hoje, tanto para médicos quanto para pacientes, por isso a medicina se direciona cada vez mais ao cuidado da saúde e do bem-estar do paciente.

Pensando nisso, os médicos precisam estar atentos a alguns fatores para garantir a promoção de uma saúde integral para seus pacientes. Na lista a seguir, você conhecerá os principais pilares que são elementos fundamentais pensando na promoção da saúde integral. Confira.

1. Alimentação

Uma boa alimentação é fundamental para sustentar uma boa saúde. Em uma abordagem integral do cuidado à saúde, se alimentar de maneira saudável, com variedades de nutrientes e nas horas e quantidades corretas são fundamentais. É também papel do médico orientar e guiar seus pacientes nessa jornada, seja ele atuando diretamente, dando as instruções necessárias em relação à alimentação ou até mesmo os encaminhando a um especialista competente.

2. Sono

Não só a quantidade de horas dormidas, mas a qualidade do sono também é um aspecto fundamental para manter a saúde em dia. Hábitos simples que os médicos podem recomendar que seus pacientes adicionem às suas rotinas na hora de dormir, como evitar luzes muito fortes à noite, desligar o celular e evitar telas próximo da hora de dormir podem ser um ótimo ponto de partida.

3. Contato com a natureza

Outro aspecto que ajuda muito na qualidade de vida do paciente, impactando diretamente em sua saúde mental e emocional é o contato com a natureza. Estar próximo da natureza, em ambientes arejados com arborização adequada não só remetem a sensações positivas, como também ajudam na qualidade do ar e na energia vital do seu paciente.

4. Equilíbrio das atividades diárias

Equilibrar as atividades diárias também é fundamental para manter sua saúde em dia. Encontrar um balanço saudável entre atividades de trabalho e lazer são fundamentais para a manutenção da saúde mental e emocional de seu paciente. O trabalho do médico é, também, entender de que forma esse paciente pode encontrar seus limites e fazer esse equilíbrio da melhor forma dentro da sua realidade.

5. Boas relações interpessoais

Outro ponto importante da saúde integral é cuidar das relações interpessoais. Manter conexões e laços com pessoas que gostamos é importante, tanto de um ponto de vista da socialização – natural e saudável a todo ser humano – quanto de um aspecto de suporte emocional. Ao médico cabe orientar dentro dos limites de sua especialidade sempre buscando dar suporte ao paciente pensando em uma saúde integrada.

Conheça a alternativa da Medicina BioFAO

Muitas vezes, para cuidar da saúde do seu paciente de maneira integral a medicina tradicional não oferece alternativas suficientes, limitando o repertório do médico aos medicamentos alopáticos, muitas vezes com efeitos colaterais graves e que não resolvem o problema na raiz, apenas trata um sintoma.

Diante desse cenário, a Medicina BioFAO se apresenta como uma solução alternativa para o médico que quer reduzir o uso de medicamentos alopáticos e cuidar da saúde de seus pacientes de forma integral. Nesta metodologia, o paciente é acompanhado de perto e de maneira integrada, com preocupações que vão muito além dos seus sintomas ou de enfermidades pontuais.

Na Medicina BiOFAO, seu paciente vai estar assistido por completo, com foco em sua saúde e seu bem-estar o tempo inteiro. Além disso, a BioFAO conta com medicamentos próprios, aprovados pela Anvisa, que oferecem uma alternativa menos alopática à sua prática clínica. Assim, você pode atuar com quadros crônicos ou agudos ao mesmo tempo que cuida da saúde de seu paciente de forma totalmente integrada.

Clique aqui para saber mais sobre como funciona a formação de médicos na metodologia BioFAO.

Compartilhar:

Veja Também