O que é holística?
A visão do todo é igual à visão das partes? Se você acha que sim, há muitos especialistas que afirmam que não. E esse conceito não é novo, já existe há bastante tempo e está presente em diversas áreas: medicina, psicologia, física, administração, ecologia, etc. Isso porque esta visão global é muito útil na compreensão de um determinado contexto e na resolução de problemas específicos.
A visão holística, ou o “holismo”, tem a ver com totalidade, indivisibilidade, globalidade. O nome deriva de “holos”, que em grego significa “todo”, “inteiro” ou “integral”, e é o oposto do pensamento mecanicista, que parte de uma visão fragmentada, dividida, proporcionando uma compreensão compartimentada do mundo, da vida e da natureza humana.
É sobre o último item que vamos tratar neste artigo.
O Ser Humano Holístico
O filósofo Spinoza (1632-1677) já falava de um ser humano total e de um sistema totalizante, que englobaria tudo e todos, ou seja, a ideia das partes se relacionando para criar um todo já era um pensamento presente na antiguidade clássica. No entanto este posicionamento não foi exclusivo da filosofia, muitos pensadores, cientistas e especialistas de diversas áreas já chegaram a esta conclusão desde então.
A medicina moderna, se desapegando da visão cartesiana, vem adotando esta mesma visão: a de que o ser humano não é apenas o seu corpo físico e biológico, mas também sua mente, sua psique e seu espírito. A medicina holística enxerga todas estas partes como indivisíveis e em constante relacionamento entre si, com trocas de informações em todos os níveis do indivíduo. Os benefícios desta forma de abordagem se traduzem em uma terapêutica médica que valoriza mais o paciente e procura entender seus aspectos mais sutis, praticando uma medicina muito mais humanizada e, sobretudo, eficaz.
A abordagem holística na prática clínica tem possibilitado aos médicos atingirem resultados mais duradouros com seus pacientes e encontrar soluções para problemas de origem psicossomática até então mais difíceis de tratar.
Neste sentido a medicina holística vem trazer a estes novos médicos um posicionamento que os colocam em perfeita sintonia com o novo conceito de saúde – uma interação total entre o bem estar físico, psicoemocional, mental e espiritual -, proporcionando visão global e maior poder de compreensão do processo de cura.
A BioFAO é a medicina para novo tempo
Nós do Instituto BioFAO temos a missão de levar aos médicos nossa metodologia como uma alternativa totalmente nova na prática da medicina, inspirada e fundamentada na visão holística da saúde, do ser humano e da vida.
Se você é um destes profissionais que deseja agregar mais à sua prática clínica, clique aqui para se inscrever em nosso Curso de Formação. Se você é um paciente que gostaria de conhecer mais sobre a BioFAO ou localizar um médico habilitado na metodologia em sua cidade, clique aqui.
E se você gostou deste artigo, deixe seu like, compartilhe e saiba mais sobre Medicina Integral.