Auto-organização através da Ayurveda

A medicina como conhecemos hoje é um resultado de milênios de evolução de prática clínica, tecnologias de diagnóstico e de tratamento e por isso tem avançado cada vez mais. No entanto, mesmo com esses avanços, as práticas tradicionais de medicina, como a Ayurveda e a medicina tradicional chinesa, não devem ser negligenciadas. Isso porque aquilo que hoje está constituído também bebeu dessa fonte que, no início, era o padrão de prática clínica em determinado tempo e espaço da humanidade.

O mesmo acontece com a Medicina BioFAO, que embora seja uma nova metodologia que se propõe a fazer medicina sob uma nova perspectiva, também usou muitas bases milenares de outras vertentes médicas – como a homeopatia, a medicina tradicional chinesa e a Ayurveda. Esta última, inclusive, tem uma participação importante no processo de construção da BioFAO, dando origem a conceitos fundamentais para os fatores de auto-organização.

No texto a seguir, vamos explicar a interseção entre esses dois campos e como a Ayurverda ajudou a construir uma ponte para a Medicina BioFAO, que se coloca como a Medicina do Futuro, oferecendo um cuidado mais integral do ser.

Os tridoshas

Os estudos com a Medicina BioFAO mostram que a natureza indica para três campos que precisam ser equilibrados no corpo humano para uma sintonia ideal da saúde do indivíduo. Estes 3 campos encontram paralelos nos 3 doshas da Medicina Ayurveda, são eles: fogo, ar e água.

A diferença entre as duas práticas está na forma que esses elementos são equilibrados. Enquanto que na Ayurveda esse equilíbrio acontece, majoritariamente, através de terapêuticas que envolvem alimentação e banhos; na BioFAO, esse equilíbrio é feito através do código quântico holográfico.

Vata: o vento

Dentro dessa teoria dos 3 doshas, o vata representa o elemento do vento. Esse elemento concede energia, vida, movimento e expressão. Está relacionado ao movimento, circulação, respiração, atividades do sistema nervoso e de excreção. Pessoas que tem um foco maior neste centro são criativas, ativas e enérgicas quando em equilíbrio. Mas em desequilíbrio podem ser dispersas, medrosas e ansiosas. Fisicamente são pessoas magras, que podem ter dificuldade de ganhar peso, sensíveis ao frio, com um sistema digestivo delicado e pele seca e sensível.

Pitta: o fogo

O pitta, que representa o fogo, é o que transforma, já que energia de fogo é sempre a energia de transformação. Portanto, cria calor e luz, digere e transmuta o que é necessário ser modificado. Está relacionado a atividade metabólica, a digestão, absorção de nutrientes, temperatura corporal e gasto energético. Pessoas equilibradas com foco neste elemento tendem a ser inteligentes, trabalhadoras, impetuosas e competitivas. Por outro lado, em desequilíbrio traz características como agressividade, explosão e irritamento. Fisicamente costumam ter um corpo mediano e versatilidade para ganhar ou perder peso e construir músculos.

Kapha: a água

O kapha, que é a água, tem um papel mais de suporte. Nutre outras forças e tecidos vivos, trazendo vida. É o elemento mais ligado a hidratação das células e órgãos, por isso ajuda a manter o sistema imune fortalecido. Pessoas nesse elemento têm um crescimento corporal maior, com mais força e flexibilidade. Quando equilibrados, tendem a ser pessoas bem aterradas, generosas, leais, solicitas e amáveis. Mas em desquilíbrio podem ser preguiçosos, invejosos, inseguros e apegados em excesso.

A relação com a Medicina BioFAO

Por fim, vale ressaltar que esses elementos não se relacionam diretamente com a BioFAO no sentido de ser necessário traçar e definir um perfil dentre deles para realizar o tratamento. Na verdade, eles servem como uma base teórica para compreender melhor o perfil de cada paciente, sendo assim capaz de distinguir traços e características comuns a cada elemento.

Assim, a BioFAO não vê obrigatoriedade em definir qual dos tridoshas é o mais dominante em cada indivíduo. Com a evolução do trabalho, a BioFAO entendeu que esses três elementos são dinâmicos, portanto há dominância de um ou de outro, algo que é meramente momentâneo e que pode ser alterado por diversos fatores, sejam eles internos ou externos.

Conheça a Medicina BioFAO

Portanto, na BioFAO o tratamento usa esses três elementos como base, mas não se restringe a eles. Dessa forma, o foco principal é na restauração completa do paciente, resgatando sua saúde inata e equilibrando todos os elementos entendendo que eles são um sistema dinâmico que varia.

Se você não conhece a Medicina BioFAO, esta metodologia conta com mais de 500 médicos e médicos veterinários credenciados em todo o Brasil, aptos a atender pacientes, seja presencialmente ou por telemedicina. Por ano, são realizados mais de 20 mil atendimentos com o tratamento BioFAO, que tem mais de 40 anos de pesquisas.

Para encontrar o Médico BioFAO mais próximo de você, seja presencial ou remotamente, o Instituto BioFAO tem uma seção que permite encontrar um médico na sua cidade. Clique aqui e encontre o Médico BioFAO mais próximo de você.

Compartilhar:

Veja Também