Crenças, pensamentos, comportamentos e sentimentos podem alterar o nosso campo energético

Problemas de saúde estão 
ligados a sentimentos e pensamentos negativos. O bem-estar invariavelmente passa pelo equilíbrio entre o físico, o mental, o emocional e o espiritual. Já sabemos que questões sentimentais, comportamentais e certas crenças arraigadas, quando mal trabalhados, acabam ocasionando doenças. As doenças, por sua vez, são resultado da alteração do nosso campo energético pela conjunção complexa destes fatores, traduzidas em diversas enfermidades pontuais ou crônicas. Porém, a medicina integral já identifica vários destes fatores, que descreveremos a seguir.

Crenças

As crenças podem ser entendidas como “o estado psicológico em que um indivíduo adota e se detém a uma proposição ou premissa para a verdade, ou ainda, uma opinião formada ou convicção a respeito de alguma coisa”. Crenças podem ser formadas de diversas maneiras: na infância, herdadas de nossos pais, adquiridas através de sistemas de pensamento ou mesmo depois de um forte trauma. De acordo com a natureza de nossas crenças, comportamo-mos de um jeito ou de outro e o tipo de comportamento vai determinas nossa visão de mundo. As crenças nem sempre são fundamentadas em conhecimento, por isso costuma-se dizer que são coisas distintas mas que podem sim estar baseadas em experiências íntimas e pessoais. Desta forma, crenças que geram sentimentos de raiva, medo, apreensão ou mágoa alteram nosso campo energético, assim como amor, coragem e gratidão.

Pensamentos

Pensar permite aos seres modelarem sua percepção do mundo ao redor de si, e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. Pensamento também está relacionadoà nossa capacidade de avaliação e conscientização em relação ao mundo ao nosso redor. O pensar sempre responde a uma motivação, que pode estar originada no ambiente natural, social, cultural ou no sujeito pensante. Diferente da crença, o pensamento é uma força dinâmica e em constante movimento, por isso é considerado energia. No que se refere ao assunto deste artigo, a maneira como cada um pensa a respeito da vida e de sua própria experiência como indivíduo vai determinar que tipos de sentimentos vão surgir. Naturalmente pensamentos negativos muitas vezes provém de experiências negativas e de pouca ou nenhuma autoestima individual. Por outro lado, pensamentos positivos alteram nosso campo energético de forma muito significativa. Existem milhares de estudos na área da psicologia e da medicina assim como técnicas para trabalhar as formas de pensamentos, no intuito de produzirmos mais pensamentos positivos do que negativos, pois ambos coexistem e fazem parte da natureza humana. Pensamentos positivos, isto é, formas positivas de enxergar acontecimentos, eventos e experiências tendem a alterar positivamente nosso campo energético, produzindo vibrações de alta frequência.

Comportamentos

Como já dito acima, nossos comportamentos são resultado do que pensamos e das nossas crenças no decorrer da vida. Padrões de comportamento são criados através da repetição de padrões de pensamentos e da natureza de nossas crenças. Nosso comportamento é o reflexo de nossa personalidade, que carrega diversas características pessoais, biológicas, sociais, culturais e psicológicas.

Entretanto alguns comportamentos podem indicar certos tipos de vícios, como, por exemplo, ter uma postura inflexível ou relaxada demais diante de fatos importantes em nossas vidas, assim como estar baseado em condicionamentos mentais negativos que construimos durante a vida. Estes tipos de comportamentos geram respostas sempre negativas da sociedade e, da mesma forma que os pensamentos e as crenças, são capazes de alterar nosso campo energético e desequilibrá-lo.

Sentimentos

De onde vêm os sentimentos? Como eles se formam em nós? Os sentimentos estão relacionados diretamente às nossas nossas experiências pessoais durante a vida. Em última análise “Sentimentos são o que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam”. Medo, empatia, raiva, mágoa, amor, esperança, indiferença,felicidade, etc. são tipos de sentimentos que todos nós temos de acordo com a nossa experiência individual.

O sistema límbico é a parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções que podem ser estudados por diversos métodos, como pela biologia, fisiologia, filosofia, matemática ou psicologia. De qualquer forma hoje é fato de que sentimentos considerados negativos – assim como emoções – podem ser causadores de diversos males e doenças no corpo físico, que são resultado do desequilíbrio de nosso sistema energético. É possível reprogramar pensamentos e crenças para que estes substituam sentimentos negativos por positivos? Sim, este é o trabalho que a psicologia vem fazendo há muitos anos através da Programação Neuro Linguística, da psicologia positiva e de outras linhas que dialogam com as medicinas integrativas.

Concluindo

Nosso objetivo com este artigo foi orientar você, leitor, a entender como nosso equilíbio energético está intimamente ligado aos nossos aspectos mais íntimos como crenças, pensamentos, comportamentos e sentimentos, e como estes estão interligados entre si e com nossa saúde física, mas principalmente que é possível modificar estes padrões a fim de atingir uma vida mais plena e feliz. A metodologia BioFAO, que atua diretamente em nosso campo energético, é um excelente aliado na busca por esta mudança.

Para se aprofundar e aprender sobre este e outros assuntos relacionados, fique de olho em nosso blog.

Compartilhar:

Veja Também